Bem Vindo! Welcome! Bien Vindo!

Gente, entrem e sintam-se em casa. Assim, se você tiver em casa é melhor, só que... Você entendeu o que eu quis dizer. Espero que curta!

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

A Amizade

Voltei rapaziada. Olha, primeiramente, peço 1002 desculpas. Sofri uma série de acontecimentos inesperados. Fiquei sem net, depois sem pc, depois sem imaginação. Só que já os recuperei. Pelo menos os dois primeiros. De uma forma ou de outra, agradeço pela compreensão e paciência ( a cara da mãe se desculpando pelo filho via agenda escolar ).

Sim, aproveitando. Irei colocar um novo post. Até agora, esse é diferente. Não está muito com humor, porque está refletindo um pensamento que está na minha cabeça desde domingo (12/12/10). Vão estranhar, acho, só que além do mais, pretendo variar e não fazer os mesmos tipos de posts toda vida.

Com este post estarei assumindo uma postura mais séria e menos humorada. Claro que o humor se fará presente, só que em outros posts como os que já conhecem. Entretanto, esse é diferente. Espero que gostem. ^^

A Amizade

Quando pensamos em amizade, lembramos logo do fulanin aculá que conhecemos ontem. Penso que não. Amizade não é essa coisa banal e fútil que muito se percebe hoje em dia. Vemos pessoas que se conhecem a há poucos dias dizendo que são melhores amigos, se amam e tal. Ou mesmo, pessoas que se conhecem há tempos. Duração não é pré-requisito de amor. Nem de amizade. Não estou duvidando que goste dessa pessoa. Entretanto, estou afirmando: você não a ama de verdade.

Dicionário – Amizade: Sentimento de afeição, estima, apreço, benevolência, bondade, amor. Preste atenção. Não estou dizendo que não há amor, nem que não existem amigos. Estou apenas esclarecendo casos de pessoas que futilmente soltam “te amo” por aí. Amor é uma palavra pesada. Amar é um ato especial. Não se ama porque ciclano das tantas conta piadas. Gosta-se dele.

Acho incrível a facilidade com que pessoas ganham e tornam-se irmãos, melhores amigos, razões da existência. Acho incrível e hipócrita. Não é assim. Amigo não é aquele que te diverte em um final de semana ou que fala contigo. Esse é o que podemos chamar de colega. Esse tem uma relação de coleguismo com você. Só. E você não ama essa pessoa e essa pessoa não te ama. Amor é algo duradouro, algo forte, algo que une. Não algo que dura uma ida ao parque. Amor não pode nem deve ser banalizado dessa forma. Amigo é aquele que está com você na hora boa, na hora ruim, na precisão. Afinal, pense e reflita: até onde você iria por essas pessoas que supostamente você ama? Até onde essas pessoas iriam por você?

Amor não se conjuga no passado; ou se ama, ou nunca se amou verdadeiramente”  – Autor desconhecido e diga-se de passagem genial.


Particularmente, acredito na verdadeira amizade. Acredito sim, que possa haver pessoas que gostem realmente da gente, pessoas que realmente nos amam, e não que dizem que nos amam. Acredito que pode haver aqueles tais amigos que vemos em livros e filmes, que se arriscam conosco. Acredito no amor de amigo, no amor da amizade. E encorajo a acreditar. Afinal, é com poucas coisas que fazemos grandes mudanças.

O negócio é que ainda me impressiono com a dinâmica dessas tais amizades. É fascinante e assustador como em uma semana se pode mudar a ordem de quem é seu ou sua melhor amigo(a), a quantidade de irmãos, a força e velocidade com que se erguem falsas declarações e sentimentos ilusórios ou iludidos.

Sim, talvez esses “te amo”s sejam algo para tentar aproximar pessoas ou embelezar algo. Só que acabam se tornando futilidade. Não critico quem diz “te amo”, mas sim que diz “te amo” sem ser verdade. Amar um amigo é algo sério. Tenho vários colegas e amigos, dos dois gêneros. Entretanto, me perdoem. Não amo todos. Gosto deles. Adoro-os. Mas amar não. Sei meus limites com eles e elas, sei até onde iria e deixaria de ir. E sem que entre todos, alguns poucos se destacam. Com esses poucos, não tenho a mínima vergonha de dizer “Te amo!” nem afirmar que iria até onde fosse possível e preciso. Talvez, pode ser que eles não me amem como os amo, só que só em saber que eu amo já me sinto bem. Sou hétero e digo “te amo” aos meus amigos e às minhas amigas que eu realmente amo.

Todavia, não posso dizer nem digo que todo esse boom de amor é completamente falso ou inexistente. Não posso derrubar todas as afirmações impensadas. Apenas escancaro uma verdade bem inconveniente: nem todo esse amor é amor

Então, por favor. Pensem um pouco. Talvez eu tenha pisado em alguns pés com esse post, mas sério. Pensem. Não se enganem. Tenham na mente o verdadeiro significado de amizade, o real sentido de amor e um verídico entendimento de amigo. Tudo isso racional e verdadeiramente. Cultive amizades, fortaleça laços. Ame, goste, adore. Seja humano, seja amigo. ^^



Comentem!

Um comentário:

  1. É verdade cara, amor nem sempre é amor. Provavelmente você não verá este comentário já que já se passaram 5 anos esse post, e você não publica nada desde 2011 (eu acho) gostei muito desse blog. Gostaria que você voltasse

    ResponderExcluir